quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

As In-Trigas



O que são trigas? Pois se deveras ter uma In-triga convenhamos saber o que são trigas... Será que trigas é o que se faz de natural e antimaquiavélico? Talvez seja o não planejamento de algo prejudicial a uma pessoa seja ela amiga ou inimiga.

Bom! Vamos caracterizar o que é uma intriga, depois veremos o que seriam, portanto, as “trigas”...

Pela definição ampla de um dicionário qualquer cuja bibliografia não me cabe transcrever. Intriga é o sinônimo de tramar, planejar,conspirar... Se tal afirmação é de extrema lógica e coerência haveriam de ter dois tipos de trama, planejamento ou conspiração. Uma boa e outra ruim. Mas quem já viu uma conspiração que não lhes fizessem mal? Talvez apenas não demos esse nome (conspiração) ás coisas boas, sós as ruins.

Mas, quanto ao planejamento surpresa de seu aniversario? Até que descubra o fim benéfico daquela mentirinha, daquela conspiração; Os confetes já estão no ar e as guloseimas diante de seus olhos...

Como sempre há motivos específicos para tanta “polodachia” como diz minha avó... Cheguei em intrigas e fui para conspiração, ambos com o mesmo significado. E parece que não há motivos para revelar o que significa “triga” já que in-trigas podem ser conspirações benéficas ou maléficas.

Não obstante descobri que existe sim um significado para “trigas”, segundo o dicionário que não foi mencionado anteriormente. Triga é um percevejo que destrói os trigais (campos de trigo).

Mas que coisa confusa: In-trigas que parece ser somente maléficas são também benéficas e as tais trigas que seria o oposto da in-triga são percevejos destruidores...

Eu sinto muito! Sim! Sinto muito por fazê-las (los) entrar numa linha de raciocínio que veio parar nos percevejos... Na verdade, inicialmente adverti que seria um tanto confuso, pois, esses textos saem inesperadamente, num dia quase qualquer... Podem ser besteiras expressas dum turbilhão de pensamentos que não instigamos na mente. E que nem deveríamos instigar... Ou deveríamos...

Quem se sentiu alvo de uma conspiração? De uma in-triga...Talvez alguém mais? Não só eu? Não só você? Não só nós...

O fato mais deplorável é quando deixamos de apenas cogitar traidores como se fossemos paranóicos e enfim temos a confirmação mais torpe de que aquela intriga maléfica realmente existe.

O mais estranho sentimento nos invade, parece com raiva, não entendemos tal agonia que o coração transmite, é tristeza? Não! É vontade de chorar? Chorar por raiva? Por desilusão, ou por cogitar na in-certeza e acabar descobrindo as certezas... Não importa as lágrimas caem ou o coração chora desolado anti a nossa face seca.

É estranho não ser somente um personagem de um “Arquivo X” (Seriado que contém conspirações governamentais). Porque todavia, os episódios são extremamente programados e até chegar á um final conclusivo suas provas são baseadas em fatos reais e não apenas suposições.

Começamos a vivenciar um mundo e começamos a supor um outro... Quando as provas são baseadas em suposições, continuamos a viver um mundinho pequeno e indigno da nossa capacidade. Evoluímos e começamos a viver fatos reais que estão longe de ser apenas suposições... Aí tudo complica, vamos ás intrigas, conspirações, planejamentos e demais sinônimos que terminam no mesmo lugar...

E embora sejamos capazes de identificar quanta dor temos ao descobrir as verdades dolorosas, preferimos nem mencionar, dói demais, e cada vez mais nosso juízo é corroído pelas trigas.

Não só pelas trigas! Pelas in-trigas... Afinal, são opostos, mas se atraem...

Não vou terminar assim com frase feita, que horror de minha parte fazer isso. Talvez eu volte no início desse texto e não entenda nada do que escrevi... E termine como os seriados ou filmes de suspense ou terror. Não tem necessariamente um fim para que a pessoa não possa parar de pensar naquilo que sempre volta.

As desilusões, por exemplo, quase sempre voltam e sempre “quebraremos a cara” (rosto), o importante é que não seja com os mesmos erros! Essa é a graça de estar num seriado cheio de conspirações... Se no final tudo volta, pelo menos se ganha experiência...

Um comentário:

Anita Garibalde Ramos Carneiro disse...

Um verdadeia viagem... mui prazerosa pelo jogo de palavas...
Deliciei-me